Dia 27 de fevereiro – A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA foi convidada para o workshop “Fluidos frigoríficos alternativos para equipamento de refrigeração comercial”, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO.  O evento teve por objetivo atualizar empresas de pequeno e médio porte sobre aspectos técnicos e normativos relativos ao tema e as tendências atuais e futuras no uso de fluidos frigoríficos alternativos. A associação foi representada pelo eng. Oswaldo Bueno, coordenador do CB 55 da ABNT –  Associação Brasileira de Normas Técnicas, e Renato Cesquini, presidente do Departamento Nacional de Meio Ambiente.

Para Renato Cesquini, “o evento foi um marco importante para a nova fase que o país vai enfrentar em relação às metas de eliminação dos HCFCs. Ficou claro que já existem inúmeras alternativas para substituição destes fluidos, e o usuário final terá oportunidade de escolher o melhor sistema, podendo optar por fluidos naturais ou halogenados de baixo e baixíssimo impacto ambiental – os HFOs”

Em sua palestra, Cesquini falou sobre o “Cenário Atual e Perspectivas de Futuro para o setor HVACR no Brasil”, com foco tamanho do Mercado HVACR no Brasil, Histórico de volumes de HCFC, HFC, Fluidos frigoríficos: boas práticas, qualidade, treinamentos/capacitação, Tendências em fluidos frigoríficos/sistemas, e, case para solução de menor impacto ambiental.

O workshop foi realizado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs que, dentre as ações previstas, visa auxiliar técnica e financeiramente pequenas e médias empresas fabricantes de equipamentos de refrigeração comercial, no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias relacionadas a fluidos frigoríficos alternativos ambientalmente adequados.

A palestra do eng. Oswaldo Bueno, coordenador do CB 55, comitê brasileiro que representa o setor de refrigeração da ABNT, abordou aspectos normativos e regulatórios. Para Oswaldo “foi muito importante a divulgação das normas relativas a fluídos frigoríficos e segurança em sistemas de refrigeração, informando sobre as normas elaboradas e vigentes, bem como informar dos trabalhos em andamento com a tradução na norma ISO 5149 ISO 5149-1:2014 Refrigerating systems and heat pumps — Safety and environmental requirements — Part 1: Definitions, classification and selection criteria”.

O evento organizado pelo MMA e UNIDO contou com a presença de diversos especialistas convidados que trataram dos aspectos técnicos e de segurança relacionada aos fluidos, entre eles: os próprios organizadores; ABRAVA; ABNT, ABRAS – APAS; Agência Alemã de cooperação – GIZ; ARNEG; Universidade Federal de Uberlândia.