ABRAVA e ANVISA juntas em 2018 para treinamento de fiscais no Brasil

Notícias

Fiscais da ANVISA receberão da ABRAVA treinamentos para fiscalização de ambientes climatizados artificialmente em 2018!

Assinatura do termo de cooperação técnica entre a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, marca o início da 2ª. fase de treinamento de fiscais focados em fiscalização de ambientes climatizados. Os Departamentos Nacionais da entidade Qualindoor e Manutenção e Instalação são os responsáveis pelos treinamentos, que tem na pauta o curso conceitos básicos de ar-condicionado, legislação, instalação, manutenção, entre outros assuntos. Na agenda determinada pela ANVISA para 2018, agentes de oito Estados serão treinados, são eles: Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina, Vitória, Natal, Sergipe, Recife e Fortaleza.

A confirmação da 2ª.fase de treinamentos foi feita em reunião realizada no mês de dezembro de 2017 na sede da ABRAVA quando os representantes da ANVISA,  Viviane Marques, coordenadora de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados – CIPAF/GIMTV  da Gerência de Infraestrutura, Meios de Transporte e Viajantes em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e Olavo Ossamu Inoue , Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária se reuniram com o presidente da ABRAVA , Arnaldo Basile,  os engenheiros Leonardo Cozac e Eduardo Brunacci do Quanlindoor, Arnaldo Lopes Parra consultor ABRAVA, e também a secretária do Qualindoor Michelle Sugisawa.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile “ Com esse acordo, a ABRAVA reforça sua posição junto às autoridades sanitárias, como a Entidade Brasileira de referência das boas práticas e atualização tecnológica em climatização de ambientes”.

Das 27 unidades da ANVISA, em 2017, seis unidades receberam o treinamento e cerca de 80 fiscais foram treinados em 2017. Para 2018, estima-se que mais de 100 agentes serão treinados.  O objetivo da ação é treinar fiscais lotados em Portos, Aeroportos e Fronteiras, além de, climatização em aeronaves e embarcações (navios).

Para Viviane Marques, da ANVISA, ” A parceria com a Abrava foi bastante positiva em 2017, no sentido de disponibilizar instrutores altamente especializados para capacitação dos profissionais da vigilância sanitária. Do ponto de vista da vigilância sanitária, a capacitação quanto aos conceitos básicos dos sistemas de climatização, qualidade do ar e manutenção qualifica tecnicamente a atividade de fiscalização realizada”.

Na programação dos cursos a serem ministrados pelos engenheiros Leonardo Cozac e Arnaldo Lopes Parra, conceitos básicos de ar-condicionado, instalação, manutenção, renovação do ar, qualidade do ar interno, normas e legislação, inspeção técnica do ar-condicionado inloco. Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br.

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA