ABRAVA e CETESB reativam a Câmara Ambiental do setor AVAC-R

Notícias

No dia 28 de agosto ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento e a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo reativaram a Câmara Ambiental dos setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Na ocasião tomou posse a diretoria da gestão 2017-2018.

O presidente da CETESB o eng° Carlos Alberto dos Santos abriu a reunião ressaltando o apoio a reativação da Câmara, pediu ao grupo que trabalhe com seriedade, escopo enxuto, cronograma com foco na entrega de produtos para o setor e sociedade.

Na sequência falou o presidente da ABRAVA, o eng° Arnaldo Basile, que agradeceu a oportunidade mais uma vez estarem junto à CETESB, com certeza esta parceria é de grande importância para todos. “Seguramente apoiaremos com o que for necessário para que tenhamos condições de realizarmos o bom trabalho, que ambos fizemos anteriormente”.

O presidente da Câmara Ambiental, Paulo Neulaender, também fez suas considerações “ Nós temos uma parceria muito sólida há mais de 20 anos com a Cetesb, desde o grupo Ozônio, com o trabalho na câmara ambiental, conseguimos uma conquista em relação a não necessidade de CADRE para a destinação final dos fluidos refrigerantes. Somos gratos à confiança e vamos continuar trabalhando forte em ações positivas para os setores representados”.

Na pauta da 1ª. reunião de trabalho diversos assuntos foram discutidos, foi criada uma agenda de próximas ações como a realização de um evento, ajustes no CADRE, substituição e recolhimento dos fluidos refrigerantes, Boas Práticas ambiental na Engenharia, desenvolvimento de uma cartilha, uma reestruturação no site da CETESB com informações sobre Qualidade do Ar mais detalhadas, entre outros assuntos.

Por se tratar de uma Câmara multidisciplinar o grupo foi dividido em dois, sendo um deles de Refrigeração compreendendo os 3Rs (reciclagem, recolhimento e regeneração) e Qualidade do Ar (ambiente e água), o objetivo é que atuem em frente diferentes para que possam ser mais eficientes para os setores representados.

Na formação da nova gestão 2017/2018 do Grupo de Trabalho – GT, como presidente Paulo Neulaender (vice-presidente de Meio Ambiente da ABRAVA) e na vice-presidência do GT o eng° Leonardo Cozac (membro do Qualindoor). Como membros: Thiago Pietrobon – Ecosuporte – suplente Norberto Santos – Bandeirantes Refrigeração; Fred Wilson – Gás Eco – suplente Kiko Egídio – K11; Renato Cesquini – Chemours- suplente Ricardo Shimoda -São Rafael; Paulo Langner – Refrigeração Marechal – Suplente Luiz Massuli – GPS Neulaender; Marcelo Munhoz – suplente André Zaghetto; e, Eduardo Brunacci – Suplente Henrique Cury. Da parte da CETESB, Francisco Roberto Setti – gerente de coordenação setorial, Zuleica Peres – diretora do departamento de desenvolvimento institucional estratégico e Jussara de Lima Carvalho – secretária executiva da Câmara.
Mais informações sobre a ABRAVA e Câmara no www.abrava.com.br , (11) 3361.7266.

 

fotos: José Jorge